O mercado imobiliário global é bastante atrativo para investidores estrangeiros.
Como agente internacional, não duvide que os seus compradores estrangeiros estão de olho na Suíça, América do Norte, França, Espanha e Portugal.
Devido ao COVID-19, a economia está em recessão, mas é precisamente nesta altura que os investidores estão especialmente interessados em examinar o mercado e descobrir investimentos com grande retorno!
França – Um mercado resiliente
O mercado imobiliário francês continua a ser resiliente. Durante o primeiro trimestre de 2020, o preço das casas em França aumentou 5%. No entanto, existiu um aumento notável de apartamentos, algo para lembrar e despertar o interesse de investidores estrangeiros.
Os estrangeiros estão a comprar imóveis em França para a reforma, como investimento, férias, ou até mesmo para segunda casa. Investir no mercado imobiliário francês é uma excelente oportunidade para expatriados, especialmente no que se refere a imóveis para arrendamento.
O seu investidor estrangeiro não terá qualquer problema em arrendar o apartamento que tem em Paris, uma vez que a realidade atual é que a procura é superior à oferta.
Suíça: Uma escolha de topo para investidores estrangeiros
De acordo com o State Secretariat for Migration (SEM), a Suíça tem um dos maiores números de imigrantes permanentes per capita do mundo (cerca de 25% da população em 2019).
Tenha em consideração que existem algumas restrições para investidores estrangeiros. Existe uma cota anual de autorizações, definida pelo Governo, para não residentes estrangeiros que pretendam adquirir um imóvel na Suíça.
O mercado de compra para arrendamento continua muito apelativo para estrangeiros. O estrangeiro só pode comprar uma unidade para arrendamento se construir uma habitação subsidiada. Isto significa que os investidores estrangeiros apenas podem comprar um imóvel para arrendamento se existir escassez de oferta no local onde se situa o imóvel. Os investidores estrangeiros podem construir casas para arrendamento, mas os preços de arrendamento têm de ser inferiores à oferta de arrendamento existente na mesma zona.
No primeiro trimestre de 2020, o rendimento de rendas prime situava-se entre 1,5% e 2,1% comparado com 1,7% e 2,3% no mesmo período de 2019. As taxas mantiveram-se estáveis durante a pandemia e pode esperar-se que aumentem assim que a economia recuperar.
América do Norte: O sonho americano
De abril de 2019 a março de 2020, os compradores estrangeiros investiram $74 biliões em casas para venda nos E.U.A., um pequeno decréscimo se comparado com os últimos 12 meses. O preço médio das casas compradas por investidores estrangeiros foi de $314.600, superior ao preço médio das casas vendidas nos E.U.A., que é $274.600.
Esta variação de preço mostra as preferências de localização e o tipo de propriedades pretendidas por compradores estrangeiros.
O preço médio de compra entre compradores estrangeiros a residir nos E.U.A (tipo B) foi superior ao daqueles que vivem fora do país (tipo A).
O mercado americano é atrativo para clientes internacionais tanto para residência, investimento, ou férias. No entanto, 50% dos compradores estrangeiros adquiriram imóveis para utilizar como morada principal. Dos compradores estrangeiros residentes no exterior, 65% compraram uma propriedade para férias, arrendamento, ou ambos, na América do Norte.
Em geral, os compradores estrangeiros tendem a comprar casas unifamiliares e moradias isoladas. No entanto, aqueles que continuam a morar no exterior preferem investir em condomínios.
Portugal: O paraíso dos compradores estrangeiros
Desde há vários anos que o mercado imobiliário português tem sido favorecido por compradores estrangeiros. Em 2019, 8,5% dos imóveis portugueses foram vendidos a não residentes, representando 13,3% do valor total vendido.
Quando comparado com outros países europeus, Portugal tem um dos preços de imobiliário mais baixos, oferecendo um elevado retorno do investimento. Existem muitas formas de desfrutar de propriedades em Portugal:
- Residência principal: muitos estrangeiros escolhem Portugal para viver, reformar-se, ou para ter uma segunda casa. O “Visto Gold” é um benefício para investidores estrangeiros, conduzindo à venda de 1.630 imóveis residenciais na área de reabilitação urbana de Lisboa (cerca de 744,3 milhões de euros).
- Alojamento local: preços baixos, segurança, património histórico, restauração, e opções de estilo de vida diversificadas (praia, campo e cidade), são fatores atrativos para estrangeiros. A explosão do turismo nos últimos anos contribuiu para 8,7% do PIB nacional.
- Arrendamento: esta pode ser uma das melhores oportunidades para compradores estrangeiros. Atualmente o mercado de arrendamento vive uma época de maior procura que oferta.
Atualmente, mais de 580.000 imigrantes vivem legalmente em Portugal. Existem mais de 60.000 estudantes internacionais (primeiro trimestre de 2020) e mais de 155.000 trabalhadores estrangeiros que procuram um espaço para viver no país. Os portugueses viram-se sem opções de arrendamento, levando-os a escapar dos centros urbanos para a periferia dos municípios devido ao aumento dos preços do arrendamento. Para além disso, os senhorios portugueses estão a converter os seus imóveis em espaços de alojamento local.
Espanha: Um mercado que vale a pena conhecer
Os estrangeiros podem comprar e vender todo o tipo de imóveis: residenciais, comerciais ou terrenos. Em 2019 Espanha teve 102.252 estrangeiros a investir no mercado imobiliário, mais de 77% quando comparado com 2007.
Espanha é um forte líder mundial no mercado do turismo. O aumento na venda de casas nos últimos anos foi impulsionado principalmente por investidores estrangeiros que compraram casa junto à costa e em cidades como Barcelona e Costa del Sol.
Os custos do mercado imobiliário são mais baixos em cidades como Barcelona e Madrid, quando comparados com cidades como Paris, Londres, Roma ou Amsterdão, um fator atrativo para investidores estrangeiros. Espanha possui elevados níveis de educação, atraindo também muitos estudantes internacionais, especialmente em escolas de negócios, que estão entre as mais importantes em todo o mundo, explica Ignacio Martínez-Avial, Diretor Geral do BNP Paribas.
No primeiro trimestre de 2020, os preços do arrendamento rondavam os 10,20 € por metro quadrado, uma média de 1.098 € por mês. No entanto, de acordo com Brainsre, em seis municípios, os preços excederam estes valores: Barcelona, Madrid, Bilbao, Badalona, Hospitalet de Llobregat e Palma.
Os compradores estrangeiros estão a agir
Existem agora fantásticas oportunidades para compradores estrangeiros. Os seus imóveis serão vistos em todo o mundo através da rede de portais imobiliários ListGlobally, colocando-o em frente e no centro das atenções do mercado imobiliário internacional. As casa renovadas são significativamente mais baratas comparadas com as novas, e oferecem boas oportunidades financeiras. Certifique-se de partilhar a sua experiência com os seus clientes. Uma grande parte dos imóveis circula depressa devido à elevada procura e pouca oferta!