O conflito na Ucrânia fez com que os mercados imobiliários em todo o mundo suportassem o aumento das taxas do crédito habitação, aumento da inflação, altos preços da habitação, baixo stock e volatilidade do mercado de ações. Isto criou algum receio de turbulência económica, e foi também um ímpeto para que os compradores encontrem oportunidades mais cedo ou mais tarde. 

Mercados imobiliários em tempos de crise

Fundamentalmente, o mercado imobiliário é sólido e provou ser resiliente durante a pandemia. No entanto, embora a escala e a duração do conflito na Ucrânia ainda sejam incertas, o impacto económico está a ser sentido na economia global e será interessante ver como este evento mundial causará ainda mais mudanças e evolução no mercado imobiliário internacional.

Os indicadores de mercado mais influenciados atualmente são a confiança do consumidor e a crescente inflação. O desequilíbrio entre as casas disponíveis para venda versus a elevada procura, foi sentido há muitos meses nos mercados em todo o mundo, criando um mercado imobiliário movimentado na primavera e algumas tendências potenciais de arrefecimento durante este período de agitação.

Indicadores de mercado e confiança do consumidor

O impacto da invasão russa na Ucrânia está a sentir-se no mundo inteiro, e o mercado imobiliário está-se a preparar para mais mudanças no comportamento do consumidor. Como ainda estamos a ajustar-nos aos efeitos da pandemia da COVID, os indicadores económicos que foram afetados desde 2019 ainda estão a passar por mudanças, especialmente com este último conflito.

Aqui está uma visão de alguns impulsionadores do mercado e de como eles afetam a confiança do consumidor:

  • A inflação pode continuar a subir. Os consumidores estão a limitar compras importantes e gastar à descrição.

  • Aumento da volatilidade nos mercados de ações globais:

    • As ações e criptomoedas são mais voláteis

    • As segundas residências, casas de férias e venda de imóveis de luxo, podem arrefecer à medida que os compradores fazem uma pausa

  • Os potenciais compradores de imóveis em todas as faixas de preço hesitam em fazer grandes compras. O orçamento das famílias de consumidores está em esforço com o aumento do preço dos combustíveis e dos bens alimentares.

  • As interrupções na cadeia de abastecimento global causam o aumento dos custos da construção, o que está a prejudicar as construtoras e profissionais do ramo. A inflação e os problemas da cadeia de abastecimento já provocaram um aumento significativo dos preços dos materiais.

Juntos, esses fatores criaram um cenário de “compra não cumprida” para a maioria dos clientes que atrasaram o seu projeto de aquisição. Isto não significa que não desejem concluir a compra, mas sim, que irão adiar até um momento mais favorável.

Não perca a oportunidade de representar estes clientes quando decidirem reentrar no mercado imobiliário. Pode parecer um contrassenso, mas investir em marketing em tempo de crise, pode ser uma estratégia acertada

Imóveis de luxo em grande parte não afetados pelo conflito

Embora os compradores de luxo russos possam reduzir os seus investimentos na Europa para procurar outras oportunidades em Dubai, Turquia ou Ásia, isto terá pouco impacto no mercado imobiliário de luxo a nível global. Por outro lado, quando os mercados estão voláteis, os investidores prudentes continuam a colocar o seu dinheiro em imóveis. Foi o que aconteceu na recente pandemia e em outros momentos históricos de crise. O mercado imobiliário provou ser um investimento seguro.

Investir agora para ganhar durante a recuperação

Os profissionais do setor imobiliário perguntam-se como será o futuro dos seus negócios. Existem algumas ações importantes que pode tomar, pois os investidores imobiliários contemplam a crise atual e qual será o próximo passo. Agora é hora dos agentes investirem em marketing, aumentar a sua participação no mercado e traçar o caminho para o crescimento futuro.

 

Posicione o seu negócio

Desenvolva uma estratégia de marketing bem-sucedida no mercado imobiliário e posicione-se bem para quando a sensação de incerteza se dissipar. Todas as suas atividades combinadas de vendas e marketing trabalham para fornecer aos seus clientes (e potenciais clientes!) uma visão de quais são os seus objetivos, quais são as suas competências e de como é diferente de outros agentes. Compradores e vendedores serão atraídos pela sua marca pessoal e entrarão em contacto consigo quando estiverem prontos para avançar com o seu projeto de compra ou investimento.

É importante encontrar o equilíbrio certo nas suas estratégias de marketing durante este delicado clima económico e político. Pode parecer tentador cortar custos neste momento, mas provavelmente causará danos a longo prazo no seu posicionamento atual. No entanto, se investir agora em marketing e mantiver uma presença no mercado, colherá os frutos quando a confiança do consumidor e a instabilidade económica começarem a estabilizar.

 

Forte presença online

Mostre aos clientes que está informado e envolvido por ter uma presença ativa nas redes sociais, um site atualizado e publicar ou comentar artigos relacionados com a sua área de especialização. A sua presença online durante estes tempos de crise ajudará bastante a conquistar a confiança de potenciais clientes por meio das suas experiências profissionais e conhecimento sobre como o conflito na Ucrânia está afetando o mercado imobiliário.

Participe em conversas online com um ponto de vista progressivo e positivo.  

Utilize os seus recursos

Os agentes com uma voz diferenciada e abordagem equilibrada destacam-se da concorrência. Certifique-se de fazer bom uso dos recursos de marketing para fornecer um complemento à sua marca pessoal e estratégias de marketing que já faça.

Utilizar táticas de marketing estáveis e bem posicionadas irá projetar estabilidade, construir confiança e agregar valor aos seus futuros clientes. Ao passo que alguns concorrentes poderão considerar reduzir presença em tempos de crise, os seus esforços contínuos irão dar-lhe uma participação ainda maior no mercado.

 

Promova os seus imóveis de forma eficaz

Outra opção inteligente é segmentar o seu público utilizando promoções personalizáveis, que colocam as suas propriedades no topo dos resultados de pesquisa para uma região específica e para tipos específicos de compradores. Esta é uma opção de baixo custo e elevado valor, que atenderá às expectativas do cliente, assegurando-lhes que mantém um elevado nível de publicidade em tempos de incerteza. É ainda mais importante para os seus clientes, face às incertezas atuais, que esteja a atingir o potencial máximo de compradores e vendedores.

Resultados positivos

Em tempo de crise, também existem oportunidades e resultados positivos em qualquer mercado. Num mercado imobiliário altamente competitivo, muitos compradores sentem que a necessidade de habitação supera a turbulência global. Com mais urgência do que hesitação, muitos compradores continuam focados na compra de uma casa, pois estão ansiosos para garantir o crédito à habitação às taxas atuais enquanto durarem, apesar do ritmo acelerado neste mercado de vendedores. As quedas significativas no mercado de ações podem também atuar para estimular compradores e vendedores a transferir fundos para imóveis como um investimento mais seguro.

Lembre-se de que as marcas fortes levam tempo para ser construídas. Não perca a tração que já ganhou ao diminuir os seus esforços de marketing neste momento. As marcas fortes experimentam recuperações mais rápidas e investir mais agora impulsionará o seu retorno do investimento a longo prazo.