Alguns proprietários acreditam que vender a sua casa por conta própria irá economizar dinheiro, mas eis algumas coisas importantes a saber sobre “À venda pelo proprietário” e por que razão contratar um agente imobiliário profissional vale o preço da comissão.

Por que contratar um agente imobiliário?

Alguns proprietários acreditam que podem economizar milhares de euros ao vender a sua casa sem um agente. A quantidade de esforço, tempo e custo envolvidos são subestimados, e depressa descobrem que precisam de conhecimentos excepcionais de negociação, jurídico e de mercado para vender a sua casa sem um agente imobiliário profissional. Aqui estão algumas das razões que mostram que a contratação de um agente imobiliário supera em muito o preço a pagar por uma comissão.

1. Os agentes imobiliários têm acesso a uma vasta rede de divulgação de imóveis

Um agente imobiliário tem ligações a compradores e a contactos que vai mantendo informados sobre os novos imóveis que coloca no mercado, e rapidamente divulga o imóvel que acaba de lançar. Mesmo que o proprietário acredite que possui uma grande rede que irá partilhar o imóvel, esse será sem dúvida um grupo muito menor de potenciais compradores. Um pequeno grupo de potenciais compradores não irá gerar grande procura para o imóvel. O proprietário vai esperar mais tempo para vender a sua casa e provavelmente não vai obter o preço que espera.

   

É prática comum em alguns países os compradores contratarem agentes imobiliários para ajudá-los a encontrar um novo lar. Nestes países, o agente imobiliário de um comprador pode desencorajar os seus clientes de ver ou até mesmo fazer uma oferta para uma casa à venda pelo proprietário. Os agentes muitas vezes tiveram experiências negativas com proprietários vendedores, que estabelecem um preço irreal, geralmente desconhecem o que estão a fazer e têm uma ligação emocional com a sua casa.

 

Um agente imobiliário tem acesso a serviços de divulgação de imóveis, especialmente se forem redes internacionais de divulgação, onde existe potencial para milhões de compradores verem os anúncios dos imóveis. Os proprietários muitas vezes não podem colocar a sua casa nestas plataformas e têm de pagar do próprio bolso para comercializá-la.

 

Isto leva ao nosso próximo motivo de que contratar um agente imobiliário vale o preço da comissão.

 2. Os agentes representam o negócio de vender a sua casa  

Vender a própria casa é um processo emocional. Contratar um agente para representar os seus interesses irá manter os sentimentos pessoais afastados do negócio da venda da casa. Com a representação de um agente é menos provável que o proprietário cometa erros; como preço fora do valor de mercado, ofender-se com ofertas baixas, ou falhar na gestão das negociações. O profissional imobiliário irá comunicar-se com potenciais compradores em nome do proprietário sem a ansiedade, desespero ou falta de cooperação que podem surgir numa situação de venda.

 

Sem a representação de um agente, os proprietários também terão que lidar diretamente com a rejeição, decepção e feedback negativo. Um agente pode rebater estes pontos de forma construtiva, aconselhando e discutindo as opções e respostas em nome do proprietário, a partir de um estado menos emocional. Vender uma casa tem sempre um grau de emoção, mas isso será mais fácil tendo um agente que represente os interesses do proprietário e esteja do seu lado. Um agente é a ligação entre o apego emocional à casa e o ato de fechar um negócio.

 

Os agentes imobiliários fazem a ligação entre agentes, entidades de financiamento, empresas de titularidade e inspetores, enquanto os proprietários terão que fazer todas estas negociações sozinhos.

3. Os agentes imobiliários oferecem um valor agregado

Ao vender uma casa sem um agente, os custos para prepará-la, tirar fotografias ou fazer vídeos, e pagar pelo marketing, são todos do vendedor. Estas despesas somadas podem tornar-se elevadas. Não se esqueça de que é preciso tempo e esforço para organizar dias de casa aberta ou fazer visitas com hora marcada, onde os proprietários têm de encaixar as visitas na sua agenda habitual. Haverá uma avalanche de pedidos de informação, muitas vezes de potenciais clientes não qualificados, de pessoas que apenas têm curiosidade em ver a casa por dentro. Note que um proprietário em regime de “Á venda pelo proprietário” nem sempre escapa ao pagamento de todas as taxas do agente imobiliário, pois o mais provável é que o agente do comprador peça uma comissão (geralmente 3%) pela venda da casa e dos seus serviços ao comprador.

 

Para a maioria dos proprietários vendedores, vale a pena contratar um agente para tratar destas coisas. Um agente imobiliário irá ajudá-los a preparar a casa para potenciais compradores, tirar fotografias, desenvolver vídeos de alta qualidade e anunciar o imóvel num serviço de listagem de imóveis ou em portais imobiliários. Casa aberta, visitas a imóveis e consultas com potenciais compradores serão agendadas no horário do agente, para que os proprietários não precisem ausentar-se do trabalho e reorganizar a sua vida para mostrar o imóvel.

 

As estatísticas mostram que, em média, ganha mais dinheiro numa venda com um agente imobiliário do que numa venda direta. (NAR)

4. Um agente imobiliário conhece os aspectos legais da venda de um imóvel

A venda de um imóvel é um contrato legal, portanto, um proprietário que o faça por conta própria será obrigado a negociar e lidar com toda a papelada associada a este processo. Existe um processo legal que envolve interações com o comprador, advogado ou solicitador, o inspetor do imóvel, o avaliador e o banco. Depois, existem as negociações e procedimentos legais para tratar com o proprietário e as instituições financeiras. Os vendedores que não estejam familiarizados com os aspetos legais, a terminologia e o processo, podem deparar-se com dificuldades legais se não o fizerem corretamente. Algumas jurisdições têm regulamentos específicos para a venda de um imóvel e podem até não permitir que faça uma venda do imóvel sem a presença de um advogado.

 

Os agentes imobiliários irão intermediar as negociações e transações comerciais entre agentes, entidades de financiamento, empresas de titularidade, advogados, inspetores, e todas as etapas mencionadas acima. Um agente imobiliário conhece os aspectos legais de uma venda e o seu serviço em nome do proprietário garante que estes não acabem com problemas legais nas suas mãos. Ao longo da vida, se vendesse todas as suas propriedades, iria vender entre 1 a 2, mas um agente imobiliário negoceia várias propriedades por semana, pois é o seu trabalho a tempo inteiro.

5. Ser agente imobiliário é um trabalho a tempo inteiro

Muitos proprietários acreditam que ao vender sozinhos economizam os custos da contratação de um agente imobiliário, mas muitas vezes não consideram o preço que pagam noutras áreas, como o tempo gasto e a falta de experiência. Se um proprietário não puder tirar uma folga no trabalho cada vez que um comprador quiser ver a sua casa, ou desculpar-se com compromissos para negociar e enviar documentos, a sua propriedade irá ficar no mercado durante mais tempo do que seria o desejado, o que vai fazer com que os compradores desconfiem de que existe algo errado com a casa. Isto custa dinheiro ao proprietário, pois quanto mais tempo a casa estiver no mercado, menores são as probabilidades de ser vendida.

 

Um agente imobiliário dedica tempo e energia para vender o imóvel, enquanto o proprietário tem geralmente dificuldade em gerir as visitas e os compromissos. É por estes motivos, entre outros, que contratar um agente imobiliário significa que o proprietário usufrui do serviço de um profissional a tempo inteiro. Um agente imobiliário oferece ao proprietário conselhos sobre a colocação do imóvel no mercado, aconselha-o sobre o melhor preço de mercado, procura e qualifica potenciais compradores nacionais e estrangeiros, e gere os pedidos de informação, visitas e propostas. Os agentes trabalham longas horas, incluindo noites e fins de semana, para vender a casa pelo preço certo no menor tempo possível. Estes profissionais conhecem o mercado, reconhecem tendências de compra e entendem os requisitos legais do setor. Quando contrata um agente imobiliário está a beneficiar da experiência de vendas que foi adquirida por meio de um compromisso a tempo inteiro com a profissão, algo que um proprietário em regime de “À venda pelo proprietário” não conseguiria igualar.


Vantagens de contratar um agente imobiliário

As pessoas que vendem no regime “À venda pelo proprietário” esperam conseguir mais lucro com a venda do seu imóvel. No entanto, os agentes imobiliários têm a experiência e as habilidades necessárias quando se trata de preços, marketing e negociação. Por isso mesmo, os vendedores “À venda pelo proprietário”  podem acabar por ganhar menos dinheiro com a venda do que se tivessem contratado um agente e pago a comissão. Também pode levar muito mais tempo para vender o imóvel por conta própria, pois o alcance de mercado do proprietário é limitado ao seu orçamento e restrito ao seu conhecimento sobre onde comercializar. Vender uma casa sozinho significa que ela vai dominar a sua vida! Existe a necessidade do proprietário entender o investimento de tempo, esforço e dinheiro necessários para fazer uma venda por conta própria. Em conjunto, é possível que queira considerar outras opções para vender o seu imóvel.