A primeira impressão que os potenciais compradores têm é quando navegam nos portais imobiliários, no website da agência ou nas redes sociais do consultor. Para captar o interesse dos compradores, existem pontos chave e algumas soluções possíveis que se pode utilizar para o ajudar a vender o imóvel.

1. Imóvel acima do preço de mercado

Atualmente os compradores são pessoas informadas e procuram imóveis a um preço justo. Se o seu imóvel está acima do preço de mercado, não irá aparecer nas pesquisas do comprador, ou será ignorado.


Solução: Negociar uma redução de preço com o proprietário

Pode ser muito difícil fazer o proprietário entender o real preço do imóvel. Mostrar ao proprietário o preço comparativo de imóveis semelhantes para venda na mesma área, e explicar que um preço de mercado justo é uma das melhores formas de vender mais rápido.

2. Imóveis com "Preço sob consulta"

Outra razão para não vender pode ser por ter optado por um imóvel com a estratégia de "preço sob consulta". Neste caso, o seu imóvel não irá aparecer em portais onde o preço é obrigatório, em alertas de email, ou nas pesquisas guardadas pelos compradores.


Solução:  Disponibilizar o preço do imóvel sempre que possível

Tentar negociar com o proprietário o preço do imóvel a apresentar nos portais e assim assegurar que irá aparecer em todos os portais chave e em todos os resultados de pesquisa para a faixa de preço selecionada pelo potencial comprador.

3. Imóveis com características desafiantes

Existem simplesmente propriedades com menor procura no mercado, como é o caso dos terrenos ou imóveis comerciais. Para além disso, se estivermos a falar de imóveis com características desafiantes, como a falta de luz, localizados em zonas de muito ruído, ou localizados em bairros menos recomendados, pode ter que esperar mais tempo para conseguir vender.


Solução: Tornar o imóvel único  

Quando os compradores procuram um imóvel, precisam imaginar-se nesse espaço. Criar a sensação de bem-estar e conforto através das suas fotografias e descrição do imóvel, focando-se nos pontos positivos da propriedade.

A casa tem uma cozinha minúscula? Destacar espaços como o terraço com barbecue, espaços exteriores, ou apresentar um jardim decorado com recantos acolhedores. Estas são características que se pode evidenciar nas fotografias e videos. Limpar a casa e dar pequenos retoques ao ambiente para potenciar a marcação de visitas ao imóvel. Estes pequenos toques vão tornar a propriedade mais apelativa e tocar o lado emocional do comprador.

Pode-se guardar as características menos desejadas para falar diretamente com o comprador aquando da avaliação da propriedade.

4. Descrição incorreta do imóvel 

Se o título, a tipologia ou código postal não identificarem corretamente o imóvel divulgado, poderá não aparecer nos resultados de pesquisa para o comprador certo. Se classificar o imóvel como tendo 4 quartos, mas no texto referir apenas 3, deixará o comprador confuso. Por outro lado, classificar o imóvel como apartamento mas trata-se de uma moradia, o imóvel não irá aparecer nas pesquisas do comprador.


Solução: Focar nos pormenores

Marcar todas as opções fornecidas pelo MLS de forma a classificar todas as vantagens do imóvel. Por exemplo, cobertura, jardim, terraço, piscina, vistas, estacionamento, etc., são características muito solicitadas. Fornecer tantos detalhes quantos possível para informar corretamente os potenciais compradores quando efectuarem pesquisas on-line.

 5. Fotografias pobres

A fotografia é dos pontos mais importantes a ter em conta. Uma quantidade insuficiente de fotografias, fraca qualidade de imagem ou fotografias mal enquadradas das divisões ou exterior, contribuem para que o potencial comprador salte o anúncio do  imóvel. Limpeza e arrumação são factores importantes e a ter em conta antes de começar a fotografar.


Solução: Captar a atenção dos compradores com fotografias de qualidade

Se descrevemos as características únicas do imóvel de uma forma positiva e fez algum Home Staging, tem-se quase tudo para criar fotografias que façam os compradores parar. É importante saber como tirar uma boa fotografia. Se não se tem essa competência, é preferível recorrer ao um fotógrafo profissional.

A utilização do video é também uma poupança de tempo e de dinheiro, e uma boa estratégia para captar os compradores. Fazer um video completo e de qualidade de todo o imóvel, e este evitará a que se faça visitas desnecessárias. O uso de video é bastante eficaz com compradores que estão longe, ou no caso de ser um comprador com disponibilidade bastante limitada.

6. Demora em responder a pedidos de contacto

O comprador espera uma resposta rápida ao seu pedido de informação, e quanto mais tempo se demora a responder, menores são as probabilidades de conseguir o negócio.


Solução: Estar  disponível

O Recomendado é que se responda ao cliente no espaço de 24 horas após receber o pedido. É frequente o potencial comprador não se lembrar de quantas agências contactou ou às quais solicitou mais informação. Um email ou mensagem a confirmar a recepção do email e informando que responderemos brevemente, é um ponto de partida para o início de uma ligação a esse comprador. Uma resposta rápida e uma atitude prestável é ótimo para o negócio. 

Aumentar a visibilidade dos anúncios

Às vezes só é preciso aumentar o tamanho do público-alvo para encontrar o comprador certo para o imóvel que ainda está no mercado.

Anúncios pagos nas redes sociais costumam ser uma boa aposta